MEDITAÇÃO

sexta-feira, 14 de junho de 2013

NECESSIDADE DA CARIDADE SEGUNDO O APÓSTOLO PAULO.

6 - Ainda que eu falasse a língua dos homens e até mesmo à língua dos anjos, se não tiver caridade, sou apenas um metal que produz som e um sino que toca. Ainda que eu tivesse o dom de profetizar e reconhecer todos os mistérios, e tivesse um perfeito conhecimento de todas as coisas, e ainda tivesse toda fé possível, capaz de transportar montanhas, SE NÃO TIVER A CARIDADE, NADA SEREI. E se tivesse distribuído meus bens para alimentar os pobres, e entregado meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, tudo isso de nada me serviria.
A caridade é paciente, é doce e benigna, não é invejosa, não é afoita, nem precipitada. Não se enche de orgulho, não despreza ninguém, não procura seus próprios interesses, não se vangloria, nem se irrita com nada. A caridade também não faz julgamentos precipitados, não se alegra com a injustiça, e sim com a verdade. Ela tudo suporta, tudo crê, tudo espera e tudo sofre.Entre essas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade, a maior delas é a caridade.
(Paulo, 1º carta aos Coríntios, 13:1 a 7, 13)

7 - O apóstolo Paulo compreendeu tão claramente essa grande verdade que disse: " Ainda que eu falasse a língua dos anjos, ainda que eu tivesse o dom de profetizar e conhecer todos os mistérios, e ainda que tivesse toda a fé possível, capaz de transportar montanhas, se não tiver a caridade, nada serei. Dentre essas três virtudes: A fé, a esperança e a caridade, a mais excelente é a caridade." O apóstolo Paulo coloca dessa forma, com muita clareza, a virtude da caridade até mesmo acima da fé. É porque a caridade está ao alcance de todos, do ignorante ao sábio, do rico ao pobre, e é independente de toda e qualquer crença particular. E vai mais longe: definiu a verdadeira caridade e mostrou-a não apenas na beneficência, mas na reunião de todas as qualidades do coração, na bondade e na benevolência para com o próximo.
O Evangelho Segundo o Espiritismo (Allan Kardec)
Cap: 15 / FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO.
Item: 6 e 7 
NECESSIDADE DA CARIDADE SEGUNDO O APÓSTOLO PAULO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário